quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ai que sede....!!






Quem frequenta ginásios ou health clubs sabe que existe um "kit" essencial: a famosa toalha que a maior parte das vezes fica em casa ( se forem como eu!) e a garrafa de água ou bebida energética (são tão giras: aquele líquido colorido numa garrafa/lata tão atraente só pode fazer bem e, ainda faço um figurão, - estão a ver? Venho preparada para "derreter"estes pneus, bye bye gordurinhas - Caramba, só a andar com esta garrafita, devo abater umas 100g!). Pois é! Esquecimentos e preguicites à parte, devemos mesmo andar sempre com algo para nos hidratarmos durante o treino. Não devemos beber apenas quanto temos sede, pois esta é um sinal de que já perdemos 1,5 a 2,o litros de água!! Ah, pois é!! Por isso, mesmo que não tenham sede, toca a beber água ou então, se juntarem hidratos de carbono e sais minerais, melhor ainda!! Existem muitas das chamadas bebidas desportivas no mercado, apesar de na realidade serem mais "comerciais" do que desportivas. Então, vejamos: possuem sabor, fornecem hidratos de carbono, contêm sais minerais (permitem uma maior retenção de fluídos e redução da produção de urina), mas -e é um grande mas- algumas não têm magnésio (essencial para quem faz exercício!!!), são muito doces (a concentração de acúcar é demasiada, - Então estou para aqui a malhar e a beber açúcar líquido ?! Hello?!), e são pouco ricas em sais minerais. O ideal mesmo seria uma bebida competitiva com:



- 20 a 60mg de açúcar para 1 litro/água (depende do clima: mais quente- menos concentrada; mais frio-mais concentrada);


- sódio (400 a 1100mg/litro)- são 3 a 4 pedras de sal grosso;


- gotas de limão ou aromatizante para dar sabor



e voilá... temos uma receita caseira e ainda poupamos na carteira e ganhamos em hidratação! Oi ié! Portanto, toca a beber em poucas quantidades mas regularmente durante o treino. :-))

Boas Performances.

1 comentário:

  1. A ideia parece boa. É daquelas coisas que fazemos uma vez e depois optamos mesmo pela garrafita de água. Já ir ao ginásio requer algum esforço. Algumas pessoas até pensam que basta inscreverem-se no ginásio da moda. Depois, é esperar...afinal, a ginástica começa sempre na semana seguinte!
    Bjs

    ResponderEliminar