segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Afinal o que é o karma?


Afinal o que é o karma? Ouço tantas vezes:- É o teu karma. Que me interrogo:- Afinal, o que é o karma? É Vegetal, Animal ou Mineral? Estive a ver na enciclopédia (só para vocês verem quantas vezes ouço a mesmíssima frase, como se fosse algo sábio que só por se proferir acarreta um peso, um destino selado a que não podemos escapar) e o que encontrei? Descobri que pode ter várias designações consoante as doutrinas religiosas. Assenta basicamente na lei de açcão - efeito, em herdarmos consequências boas ou más de encarnações anteriores (segundo o espiritismo). Também na física podemos encontrar uma designação: "Para toda a acção existe uma reacção de força equivalente em sentido contrário". Ou seja, vamos cair no cliché : pratica-se o bem, recebe-se o bem; pratica-se o mal, recebe-se o mal. Hum.... não estou satisfeita, não me convence. Acho que quando as pessoas se referem a karma é mesmo o de estarmos a destinados a que as coisas ocorram de uma certa maneira independentemente do que façamos, ou de sermos boas ou más pessoas. E isto não vem de nenhum dicionário mas da sábia enciclopédia da vida. Mas não me rendo, com karma ou sem karma. Acredito em fazer o próprio destino. Tenho de acreditar, pelo menos moldá-lo um pouco.... espero eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário