segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Diário de uma experiência doméstica

Sabem quando se procura e procura uma coisa e não se acha? Pois, aconteceu isso comigo com o varão da cozinha. Coisa simples de encontrar não é? Também pensava isso, mas afinal não. A janela é muito larga, tem de ser dos extensíveis sem muitos brelicoques porque a parede é à face, etc... Eis que, em desespero de causa encontrei um que tem a particularidade de ser fixo com ventosa!!! Hum.. não sei porquê, mas não estou convencida. Até me lembrei de imaginar um diário da situação:

dia 1- o cortinado da cozinha ficou lindo, coisa maravilhosa.
dia 2- acordei sobressaltada a pensar que estavam a tentar entrar em casa pela cozinha, afinal foi o varão que caiu;
dia 5- o cortinado caiu outra vez deixando o único habitante da cozinha (pardal) em pânico mais uma vez;
dia 7 - juro que ouço barulhos de protesto vindos da cozinha;
dia 12- o pardal amotinou-se e diz que assim não pode ser, iniciou uma revolução;
dia 15- tenho medo de sair do quarto, ouço barulhos de protestos lá fora;
dia 17 - estou barricada no quarto, já nem sei quem sou ou como isto tudo começou, eu só queria uma cortina na cozinha... schuiff... estou à beira de uma crise de nervos e temo pela minha vida...

Podia ser assim..... não podia?

domingo, 28 de outubro de 2012

Shopping girl

Pois é... hoje foi um dia de shopping girl. O conceito é simples.... saímos em direcção a uma superfície comercial e damos a nós mesmas um banho de loja: compramos roupas e acessórios que nos fazem lindas e deslumbrantes!! Simples?? Ná.... na prática, vem-se de mãos a abanar ou com uma singela camisola de malha... parece que as lojas estão formatadas ou com roupa de teenager ou para meia idade.. ou pior ainda para carteiras que não as nossas... lamento, mas há dinheiro que não largo por um trapinho mal jeitoso e mal feito, só porque é da marca x,y ou z.... e voilá... é como ir a um museu de roupas, malas e acessórios... experimenta-se e não se trás nada.... é cansativo ser dondoca ein!

Culturalmente Chá


O chá tem sido muito popular em vários países, ao longo da  História.

Na Índia, segunda maior produtora mundial de chá é chamado de Chaai e é servido quente com leite e acúcar.

Na china desde a Dinastia Song faziam-se fetsa de degustação onde era usada uma tigela escura onde se punham as folhas de chá e a água quente misturadas com um batedor. Ainda hoje estas tigelas são muito valiosas pelo verniz especial que levavam à base de casca de tartaruga. Estes rituais e a cerâmica escura foi aoptada no Japão desde o século XII.

No Reino Unido é muito famoso o chá das cinco, e é servido com leite, bem como no Sri Lanka.


Uma cultura de chá específica se desenvolveu na República Checa nos últimos anos, incluindo a abertura de muitas casas de chá.
 Chás puros são geralmente preparados com respeito aos hábitos do país de origem. Várias salas de chá também criaram misturas e métodos próprios de preparo.

Nos Estados Unidos, o chá é servido geralmente gelado;  para acompanhar as refeições ou para se refrescar em várias regiões. Às vezes é servido com limão, e pode ser adoçado ou sem açúcar, variando de cada região. 

Como tomas o teu?


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Chá Hipérico

Hoje é daqueles dias que precisava de algo mais forte que chá. Tsunami de emoções...
Mas deixo aqui um chá que descobri para a  ansiedade, angústia, melancolia, insônia e dores musculares. Também é usada para tratamento da depressão: Chá Hipérico (Hypericum perforatum). Da próxima vez que for ao hipermecado tenho de ver se encontro, será bom? Alguém já experimentou?




quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Uma tarde de chuva...

Chove lá fora.... e o que sabe mesmo bem? Beber uma chávena de chá quentinha enquanto estou enrolada numa manta a ver um bom filme ou a ler um bom livro :) Conforta até a alma. 
Quem quer uma chávena de chá?

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A minha obra prima :)

12 meses depois...
4380 horas de muito trabalho...
muitas pestanas "queimadas"...
os meus pobres olhos cansados de fixar a tela do computador em busca do artigo perfeito...
muito suor, lágrimas e obstáculos a transpor... 
mas eis que nasce, a minha obra prima, de um parto muito difícil...

Este é o meu "livro", a minha publicação :)  
 Missão cumprida e bem comprida.

De amanhã não passa a entrega nos serviços académicos.
 Tenho dito!

Agora ía mesmo bem uma chávena de chá para comemorar lol !

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Tentar driblar a D. Crise

Finda a saga da dissertação, "agarrei em mim" e deitei papéis e mais papéis fora. Ai, que alegria!! Que bem me soube!! Mas eis que me deparei com uma pilha de livros que nem pensar em pôr na prateleira cá de casa, de trabalho nem pensar!! Puff...Manias! Disposta a guardá-los numa caixa que ía encafuar no sotão, até me esquecer dela, tive uma epifania! E se os vender?! Não vou recuperar o dinheiro que gastei, mas ao menos não ficam a ocupar espaço, e podem vir a ser úteis a alguém! Por isso, decidi vendê-los. Fazer circular os livros... gosto...foi para isso que foram criados, para partilhar o conhecimento a todos aqueles que o queiram receber... :)

 Vamos tentar driblar a D. Crise malta....

Origem do Chá (Te)

Origem: Dinastia Tang

Em 1543, foi descoberto pelos Portugueses, 
quando chegaram ao Japão.

Rapidamente foi importado para a Europa
(França e Países Baixos).

Em 1660, chegou a Inglaterra, pela mão da Princesa Catarina de Bragança casada com Carlos II, através da organização de
 "tea parties".

O seu consumo foi crescendo, sendo bebido a qualquer hora do dia tanto por mulheres como por homens. 

No inicio do sec. XIX foi instituída a tradição dos chá das cinco "five o´clock tea" pela 7ª Duquesa de Bedford.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ginasticar (parte 3)

Há muito que não escrevo por aqui. Tristezas, tropeções, problemas e falta de inspiração afastaram-me da tela branca do computador. Uma coisa que ajudou a afastar-me do vórtice da depressão foi a actividade física... assim, posso orgulhosamente gritar aos quatro ventos: pilates, t-bow e natação regularmente!!! Vitória!Vitória!
-Inércia shô para lá. Preguiça leva um pontapé na "bunda"! 
D. Crise não me obrigues a deixar a ginástica :( é que até as farmácias estão a fechar...

Projectos

Evoluir... sempre!  Esta é a frase "inspiradora" com que inicio a dissertação de Mestrado. Simplista, dirão uns. Falta de originalidade dirão outros. Não é uma frase filosófica de Aristóteles, Eisntein ou até mesmo Fernando Pessoa. Mas é minha. É aquilo que eu penso e que acho que faz mover o ser humano. Pode ser chamado de objectivos, projectos, motivação ou sonhos, na realidade não importa o nome, desde que nos faça mover em frente, sempre em frente. :) 

domingo, 21 de outubro de 2012

A crise entrou em casa sem ser convidada

Muito se fala em equilibrio. Mas afinal, o que é isso? Equilibrio mental, físico e social? Se fosse fácil de se atingir, todos eramos "equilibrados" não é?! Como se consegue isso,  se somos constantemente bombardeados pelos media, com notícias que nos afectam o dia a dia, a nossa rotina...  Dizem para fazermos desporto, não nos dizem que um ginásio custa dinheiro. Se nos reduzem o salário, reduzimos o que não é essencial. Ok, mas podemos caminhar ao ar livre ou até mesmo correr... Mas como, se vamos passar a andar de transportes públicos, demorando mais tempo para ir e vir do trabalho. Sim, porque nem todos os mortais trabalham ao pé de casa, chegando mais que exaustos e sem vontade para calçar os ténis e correr... Receita para o equilibrio... os ingredientes são simples, a execução nem por isso... Quando souberem uma... digam-me :)