domingo, 31 de janeiro de 2010

Almoços de familia


Os almoços de familia são para convívio, confraternização, partilha de histórias, passar um bocado descontraído no final de uma semana de trabalho. Mas muitas vezes são eles mesmo fonte de stress. Porquê? - perguntam vocês. Afinal o que pode haver de stressante num simples almoço. Muita coisa digo eu.  Eu não me stresso, desejosa de sossego estou eu, mas stressam-me a mim, principalmente quando faço parte da equipa de anfitriões e me vejo a braços com n tarefas, gritos para aqui e acoli, faz isto, faz aquilo, vai buscar a travessa y, ai o que estás a fazer? Não é essa. Mas não encontro a outra. Nada pode falhar, o que vão as pessoas pensar? Puff, desisto. Vou-me mas é sentar no sofá a ler uma revista.  Ah, é verdade, isso é para as visitas. Não me importo de ajudar, mas nunca consigo levar uma tarefa até ao fim , já me estão a pedir outras coisas, e depois como a casa é tão pequena, todos se acotovelam, é um passar de travessas e saladas debaixo do nariz mesmo que não queiramos, e passa para ali, e faz isto, e faz aquilo. AHHHHHHH .... é preciso muito zen... O que vale é que é só de vez em quando... Mas se calhar só os meus é que são assim...

Levas mala?


Todos os miúdos gostam de chocolate, e se associarmos um pequeno presente, é uma festa. Estou a falar daqueles ovos de chocolate que têm uma supresa no interior. Conheço uma menina de três anos que os come com uma satisfação enorme (se comesse o resto da comida assim, os pais ficavam super, hiper, mega felizes). Geralmente depois do almoço de familia, vai-se beber um café (o ritual típico de muitas familias ao domingo) e os miúdos ganham um ovo de chocolate. Nisto vira-se essa menina de três anos para a mãe:- trouxeste a mala? Não, responde a mãe. E elas (referindo-se às primas) levam mala? Porquê este interesse na mala? É que a mala leva dinheiro que leva a ovo de chocolate.... Ainda dizem que as crianças não percebem muita coisa. Percebem, percebem.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Onde pára o tempo?


Há dias que o tempo não dá para nada, simplesmente não rende. Começamos com mil e uma tarefas para fazer e acabamos por fazer apenas duas ou três, stressadas e com a sensação de andar contra relógio a correr daqui para ali, sem tempo para nada. Há dias que deviam ter 36 horas e mesmo assim não sei... E ainda vêm dizer que devíamos tirar 1-2 horas por dia para nós mesmos em actividades relaxantes..... mas como? Onde se arranja o tempo? Ai ai, só quando se está a fazer tarefas monótonas é que o tempo parece uma eternidade.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Ninguém dá nada


Ninguém dá nada!! Verdade verdadeira, passo a redundância! Quando determinadas lojas dão cupões de desconto, fico sempre de pé atrás. Por vezes, os descontos são tão poucos que nem valem o trabalho e gasolina que gastamos para os usar. Aliás, temos de ter muita atenção para não ficarmos entusiasmados com os cartazes e comprar mais coisas das que inicialmente estávamos dispostos a pagar. Uma certa loja, que não vou dizer o nome naturalmente, que faculta cupões de desconto com a quantia equivalente à mais pequena nota do euro, e que segundo a publicidade pode ser descontado numa compra de montante igual ou superior... nunca trocada por dinheiro... até aqui tudo bem, entendemos as regras. Agora, um artigo que custa menos UM CÊNTIMO que o desconto SEM o troco do dito cêntimo não ser aceite para descontar o cupão é um exagero! Em vez de elegantemente contornarem a questão com um :- não quer levar mais nada para poder aproveitar o desconto... (ainda por cima porque estava mesmo interessada no artigo) é serem mais papista que o papa... é serem burros. Ficavam a ganhar mais um cêntimo e a cliente saía satisfeita e voltava outra vez para adquirir outras coisas e assim  sai é com a sensação de engano e de publicidade enganosa e com pouquíssima vontade de voltar e recomendar a loja. Porque quando não têm troco e dizem:- importa-se que fique a dever um cêntimo? Aí já não há problema não é??

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

De lagarta a Borboleta...


Um dos programas que gosto e me habituei a acompanhar é o "America ´s next Top Model" apresentado pela Tyra Banks. Aliás a ideia original do programa foi dela. Inicialmente pensei, que jeito, um programa em que ensinam pessoas a ser modelos, não basta ser bonito e olhar para a câmara? Por este programa, aprende-se que não, podem ser muito bonitas e não conseguir uma boa fotografia e podem ser "apagadas" e ganhar vida numa fotografia. Está muito engraçado, é claro que é ver e "deitar fora". Permite acompanhar a transformação de miúdas, ditas normais e que com o look natural, à partida não têm muito glamour nem são um ícone de beleza, mas que com uns trapinhos, maquilhagem adequada e muita auto-estima, determinação e poses "ferozes" (termo usado pela Tyra para transmitir força e poder numa pose) conseguem metamorfezar-se e ser grandes modelos. É um programa que não se cola somente à beleza, mas também ao que cada ser humano tem de diferente, o que o torna único em relação aos outros, transformando essa diferença em algo benéfico e não prejudicial. Estão atentos também à personalidade dos concorrentes e não só ao aspecto exterior; dão muitas dicas para melhorarem enquanto seres humanos. Vive muito da apresentadora, que é como uma "mãe" para as concorrentes, tratando-as com um extremo respeito e afecto. As sessões fotográficas e os desafios são de uma grande imaginação e rigor. Por isso, fico à espera da próxima série...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

É o deixa andar...


Uma das coisas que me entristece e que estou constantemente a gastar o meu latim é a falta de condições que existem em muitos trabalhos, incluindo no meu. Falo de um simples sistema de ventilação, de espaços mais amplos, arejados, iluminados sem ser com lâmpadas artificiais num tecto rebaixado que aumenta o calor numa sala com equipamentos, em que há utentes/clientes a entrar e a sair, em que os odores, suores e outras coisas mais se misturam, bafejando quem entra na sala com um beijo fétido ou um mau perfume. Falo de respeito por quem trabalha, independemente do posto, posição ou conhecimentos. Mas como sabem, por cá, trabalha-se é com papéis, com n pedidos de reparação e melhoramentos que caem em autênticos triângulos das Bermudas, nunca mais vistos, ou passados meses e quem sabe anos, vêm dizer que não há parafusos,ou que no mês X o Manelinho está doente, no mês Y é o Joaquim que substitui o Manelinho, mas como não aguenta a pressão foi mais cedo para casa, o melhor mesmo é passar outra requisição, porque agora que fala nisso, não encontro a anterior, deve ter ido com as coisas da Jacinta, que está de férias..... e as situações do arco da velha continuam.... e vai-se dando um jeitinho daqui e dali, a improvisar, desde que o trabalho apareça feito, quem é que se está para preocupar, os chefes não estão de certeza, desde que não os chateiem. Quem está no meio é que não tem desculpa, tem que produzir, mostrar trabalho feito independentemente das condições.... até ao dia em.... quese farta de tanta incompetência e teoria do deixa andar.

Palete de cores


Quando vamos comprar quer seja um carro ou uma peça de roupa, uma das coisas que escolhemos quase imediatamente é a cor. A simples mudança de cor num artigo é capaz de mudar radicalmente a nossa opinião sobre o mesmo: ou amamos ou odiamos, ou compramos ou não compramos. Muitas campanhas de publicidade e marketing jogam com isso mesmo, com cores vibrantes que entusiasmam o consumidor, que atraem, que estimulam. Um simples livro torna-se muito mais atraente se a capa for colorida do que simplesmente a preto e branco. A cor rodeia-nos e influencia, mesmo que inconscientemente as nossas decisões e escolhas. Quando pintamos uma casa, somos aconselhados a escolher cores suaves para o quarto e cores mais alegres e vivas para a sala. Filosofias como o feng shui defendem que cada cor proporciona sentimentos e emoções diferentes, sendo o principal instrumento para atingir a harmonia e o equilibrio. Vamos experimentar?


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O incauto consumidor


Quando precisamos de comprar algum equipamento quer seja telemóvel, computador, microondas, frigorifico, rádio, etc, geralmente o que fazemos é uma pesquisa de mercado. Comparamos preços, funções, design, acessórios e tipos de pagamento. Fazemos pesquisa na internet, vamos a várias lojas ver se o produto corresponde ao apresentado online gastando deste modo gasolina, tempo e paciência para conseguir a melhor relação preço/qualidade, ou seja, o melhor artigo ao menor preço que conseguirmos. Muitas vezes os produtos apresentados nas lojas virtuais, só existem mesmo nesta modalidade, fazendo o incauto consumidor dirigir-se a uma loja para nada levando com a resposta:- oh, mas nem sempre temos os produtos que parecem na loja virtual, ou então se for uma marca com várias lojas espalhadas pelo país levamos com:- se for à loja xis, eles têm; convém é encomendar (se o permitirem) não vá quando chegarmos lá não haver, ainda há outras lojas mais simpáticas que pedem o produto à outra loja e assim não temos que nos deslocar em busca do produto fugidio. Há o consumidor mais audaz e destemido que compra via internet e recebe o produto em casa, pagando apenas os portes de entrega. Geralmente começamos por ter uma ideia clara do equipamento que queremos comprar, mas ao ver que há outro modelo/marca que faz mais isto e aquilo acabamos por adquirir produtos com mil e uma funções que acabamos por não usar mas que pagámos e bem para as ter comparativamente com aquilo que realmente precisávamos. É claro que também há consumidores que dispensam todas estas etapas esgotantes e decidem-se rapidamente com um simples: Oh, vou levar este, é tão bonitinho....

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

"Fool me once, shame on him, fool me twice, shame on me".

"Don´t need a man" Pussycat Dolls

Estava a passar esta música na rádio e é bem animada. Se traduzirmos a letra torna-se um pouco feminista. Mas que diabos, também merecemos. Um música de gajas para gajas.

"Sober" Pink

Línguas Bífidas


O mundo do trabalho é muitas vezes comparado com uma selva, em que os mais fortes prevalecem sobre os mais fracos. Sempre pensei que era um exagero, que bastava o empenho, dedicação, honestidade e bom trabalho. Que isso bastava!!!!! Agora, dá-me vontade de rir... HAHAHA... não podia estar mais enganada, esqueci-me por completo da variável que representa o ser humano. Esqueci-me que ao aparecer descontraída, ao não me lamentar constantemente, ao não desfiar a minha vida por completo em lágrimas, ao ter sempre um sorriso no rosto e uma palavra amiga nos lábios, ao despachar o meu trabalho exemplarmente, em menos tempo que os outros, e mesmo assim ter o menor salário, estou a atrair a inveja, o diz que diz, o procurar gratuito de alguma coisa para apontar, para falar por mais patética que seja. São pessoas que têm tempo de sobra para reparar no que os outros fazem ou deixam de fazer enquanto podiam estar a trabalhar. São medíocres, porque não conseguem sobressair sem ser à custa dos outros. São infelizes, porque não encontram a felicidade nas pequenas coisas e querem que todos sejam como eles. Não são facilmente reconhecíveis, costumam ser criaturas afáveis, ardilosas na maneira de ser e estar, deslizam entre os vários meios a destilar veneno daqui e dali, recolhendo e trocando informações, não sendo nada fácil desmascará-las. O mais patético de tudo, são aqueles que lhes dão ouvidos ou vão no jogo, pois assim é que lhes é dada a força, o poder. Mas o ser humano é mesmo assim: antes falar dos outros do que de nós (ai que medo!!! Que falta de pachorra para pessoas de personalidade fraca- nunca gostei). Mas como a vida é injusta são sempre estes que sobem nos empregos ou que conseguem isto ou aquilo. Como lidar com uma língua bífida? Ignorá-la? Confrontá-la? O melhor acabamos por descobrir é mesmo ignorar. Não é fácil, afinal uma pessoa não tem sangue de barata e sinceramente nem paciência e tempo para perder com parvoíces. Um belo olho negro é que era, acabava-se logo com as cócegas ( não é que seja a favor da violência, que não sou, mas a violência também pode ser verbal, e é tão má quanto a outra) mas depois aí vinham outros problemas. Não, o melhor mesmo é ignorar, ser superior. Aí a língua bífida cansa-se e passa para a vítima seguinte. Afinal, qual é a lei da selva? É a sobrevivência. E sabem que mais: que os meus inimigos assistam de pé às minhas vitórias!! E que ganhem varizes... hehehe

domingo, 24 de janeiro de 2010


Duas pessoas vão atravessar a estrada na passadeira, quando reparam que vem um carro com um velhinho que não parece ter intenções de abrandar, quanto mais parar. Uma delas diz:

- Cuidado, que ele não sabe onde está o travão!

Dolce Far Niente


Por vezes o que sabe bem no fim de semana é o não programar nada. Acordar à hora que se quer, quando se quer, preguiçar em casa sabendo que o tempo lá fora é de chuva, ver uns filmes, ler um livro, petiscar daqui e dali (mesmo sabendo que vamos engordar.. ai ai).É o dolce far nient.... e sabe tãããão bem!!

Resoluções de Ano Novo



Ano novo, vida nova!!!! É o que todos pensamos e dizemos em cada ano que começa. Podemos gozar à vontade, mas todos nós fazemos as chamadas resoluções de Ano Novo: conscientemente com uma listinha, ou inconscientemente quando traçamos objectivos para o ano que se aproxima, quer a nível pessoal ou profissional. Vão desde: para o ano vou pensar em mim primeiro, vou fazer uma viagem, vou conseguir a tal promoção, não vou cometer os mesmos erros, vou ser mais esperta, vou fazer um pé de meia, vou-me inscrever num ginásio, vou ser mais rebelde, vou fazer uma dieta, vou fazer um curso, vou sair e divertir-me mais, não vou guardar ressentimentos ou coisas por dizer, vou mudar de carro, vou mudar de casa, vou tirar um mestrado blá blá blá... Estão a ver? É fácil ! A verdade é que as resoluções resultam de um balanço do ano que passou: do que fizemos e não devíamos ter feito, ou do que devíamos ter feito e não fizemos. Há resoluções que passam de ano para ano (pode ser considerado uma porrogação de contrato lol). Ao fim ao cabo é um tipo de reflexão, de balanço com saldo positivo ou negativo, é o admitir que podemos e temos sempre coisas para melhorar, objectivos por e para atingir. O importante é tentar concretizá-las. Temos 365 dias para o fazer. Nem todas vão acabar da maneira que nós queremos, mas tentámos: conseguimos? não conseguimos? Tentámos!

"Hot n Cold" Katy Perry

sábado, 23 de janeiro de 2010

Dói para caramba!

Conhecem a sensação de levar um murro no estômago? Geralmente é quando se recebe uma noticia desagradável de que não se estava à espera. Dói para caramba, mesmo tratando-se de um murro virtual. É mesmo assim, há pessoas das quais não podemos e não devemos esperar nada. Faz algum sentido?!

"A Esperança é a última a morrer..."


Todos conhecem a expressão: "A esperança é a última a morrer". Segundo o dicionário, ter esperança é acreditar que algo é possível mesmo quando tudo nos indica o contrário. É necessário muita perseverança, teimosia ou um pouco de idiotice (acho que um pouco de todas). Se temos todos os indicios de que A, B ou C não vai acontecer, porque é que continuamos a acreditar? Porque é que continuamos a viver num mundo de ilusão? A enganarmo-nos a nós próprios? Sim, porque a dado momento vamos acordar e as coisas não vão ser como idealizámos, como queriamos que fosse, que acontecesse. Portanto a esperança por vezes é mais má do que boa, serve somente para arrastar situações, para iludir, para decepcionar, para magoar. Porquê continuar a tê-la? Porque sem ela a vida seria uma chatice....

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

"Jai ho" em Chicago - vídeo 2

Está com estilo... a fasquia vai aumentando... :-))

" Jai ho" vídeo 1

Gostei bastante (quem não gostou?!) do filme "Slumbog Millionaire". Um filme marcante dentro e fora da tela de cinema. A coreografia que aparece na parte final com a música "Jai Ho (You are my Destiny)" correu mundo. Aqui ficam dois exemplos disso mesmo: dois vídeos muito engraçados: vai aumentando o número de participantes e o desempenho e a qualidade da performance. Dá vontade de fazer o mesmo..... Jai ho. Jai ho.

O Ás do volante


Há pessoas que julgam que são máximo a conduzir: dão com as luzes máximas nos outros porque estão cheiínhos de pressa e querem passar, ultrapassam a razar, esbracejam, devem dizer uns quantos impropérios e outras coisas mais, a pensar que estão a fazer uma grande coisa, que são muito bons ao volante. Pois é, meus amigos, depois de bater, acaba-se a pressa toda, começam as despesas, as chatices e quem sabe perde-se a vida ou ganha-se mazelas para o resto da vida. Por isso, vamo lá a ter calma a conduzir, a respeitar os outros e a mostrar um pouco de civismo.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

"Poker Face" Lady Gaga

Black Eyed Peas no Oprah Winfrey Show

Os Black Eyed Peas com a música "I got a feeling" versão programa Oprah Winfrey (reentrée 24ª temporada, em Chicago). Puseram aquele mar de gente todo a mexer ( a maior audiência que o programa já teve). Grandes malucos! Que show!!

Um dia não.


Que miséria de dia! Uma noite mal dormida (andei parte do dia tipo zombie), um reabrir de velhas feridas, o trabalho que não me deixou ter uma pausa para almoçar (sim, comer uma sandes e um sumo em frente ao computador enquanto se faz um relatório não é o que eu chamo de almoço), lanche nem vê-lo.... Tchanan... para culminar, no final de uma jornada de trabalho descubro que me roubaram a carteira com dinheiro e o cartão multibanco, dentro do próprio serviço. Claro que ninguém sabe, ninguém viu, pode ter sido alguém de fora, ninguém controla as entradas e saídas, etc. A verdade é que fiquei a arder com trinta e tal euros e tive que cancelar o cartão (não sabia, mas pelo cancelamento também se paga!!!! AHHHH, sou roubada de um lado e do outro, assim não vale), vá lá que tenho gasolina para chegar a casa... e o dia ainda não acabou...... Devia mas é ir dormir e sonhar com nuvens que fazem lembrar o algodão doce e campos verdes, ou algo do género....

100% positivo


Há coisas que simplesmente não têm de acontecer (ponto). Por muito que se faça, por muito que se diga, por muito que se mude isto ou aquilo, por muito que se deseje, simplesmente parece que o universo não se move a nosso favor. Chamem-lhe karma, sorte ou destino. Como é que se explica que para uns nada corre bem enquanto que para outros tudo flui ao seu encontro, sem para isso nada fazer. É o pensamento positivo dirão uns. A tal história do "segredo": pensamentos positivos atraem coisas positivas e pensamentos negativos atraem coisas negativas. A lei da atracção: o universo devolve as vibrações que emitimos. Pois, está bem. Como se fosse possível ser 100% positivo 24 sobre 24 horas, mesmo com nuvens negras no horizonte. É claro que ao relativizarmos, ao encararmos as coisas de uma boa perspectiva, não darmos demasiada importância a situações e acções de outros vai ajudar a superar os problemas, mas não os resolve, nem os faz desparecer como num passe de magia. Podemos pensar e pensar, que não nos vai surgir por cá dá aquela palha uma ideia genial, que vai dar uma volta de 180 graus à nossa vida. E definitivamente, não é por fazer um "quadro de visões", que os sonhos e desejos se vão realizar. Tem é de se continuar a tentar e a lutar .... um dia quem sabe.... a maré vira a nosso favor...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ora toma!


Um grupo de professoras leva duas turmas numa visita de estudo perto da escola, não sendo necessário alugar uma camioneta. Vai cada um pelos seus próprios meios até ao ponto de encontro. Uma delas, espertalhona, vendo que o sítio mais perto do local tinha estacionamento pago, vai pedir boleia às colegas, é que os carros dos outros "não pagam" estacionamento !!

Um ladrão no telhado


Afinal "gamarem" roupa da corda da roupa está demodê... qual quê... ainda no outro dia me roubaram umas calças de ganga novinhas. Que raiva!!! A coisa está um pouco mais desenvolvida e agora resolveram mudar de estratégia, infiltram-se nos prédios, sobem aos telhados e tiram as telhas para terem acesso aos sotãos (muitas pessoas usam-os como escritório ou atelier guardando neles desde computadores a ferramentas de trabalho). Deduz-se que sejam pessoas magras ou até mesmo crianças, que pela sua estatura conseguem passar no espaço equivalente a duas telhas. Como passam despercebidos com os "artigos" é um mistério, a não ser que habitem num dos prédios ( como são em blocos, tendo-se acesso a um prédio pelo telhado, tem-se acesso a vários, e assim conseguem guardar os artigos roubados, e posteriormente com calma retirá-los do prédio). O modos operanti é o de deixar as telhas de lado a marcar os sotãos escolhidos, para voltarem outra vez. Se o sotão for forrado, dão uns valentes pontapés para ver se cede, caso não ceda passam a outro deixando-o danificado. Aparentemente é uma coisa sazonal, verificando-se apenas quando está bom tempo. A policia nada consegue fazer (onde está o CSI Portugal?!), tal é o truque de Houdini.

Somar e sumir


Não há nada mais irritante do que quando se vive com o dinheiro contadinho, e se tem imensos sonhos, projectos e ambições, do que ter ao seu redor pessoas que dizem que vão jantar naquele sítio, ao outro, vão viajar para aqui e acoli, gastam dinheiro nisto e naquilo. Então quando se viram e nos dizem: - oh, mas é tão baratinho. Só custa xis. Não o fazem por mal, apenas não compreendem o que é viver e para muitos sobreviver com um determinado orçamento. Se somarmos xis daqui e xis dali, pode ser o suficiente para no final do ano se pagar a revisão do carro ou para se fazer um tratamento dentário. Muitas vezes tem de se fazer escolhas, prescindir de fazer algumas coisas para fazer outras. A vida é mesmo assim. É uma aprendizagem, feita de caminhos e escolhas a fazer. Para muitos trata-se mesmo de uma aula de contabilidade a vida toda.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Os homens modernos também cozinham


Quando por vezes na hora de almoço, o pessoal que leva "marmita" para o emprego se reúne, muitas vezes há um coro de espanto e exaltação quando se constanta que um exemplar do sexo masculino cozinha a sua própria comida. Uau.... isso existe? Este alimenta-se sozinho? A mãe não o habituou desde sempre a esperar que a comida lhe apareça á frente, sem ser preciso ir às compras, cozinhar e limpar a cozinha? Só falta mesmo o Bravo!! Well done!! Quase que se vê entrar uma claque de cheerleaders com bandeirinhas, serpentinas e ponpons a fazer aquelas rotinas de ginástica artística, dança, acrobacias e pirâmides humanas. É quase um espécime em extinção. Até dá ânsias. É claro que se se tratar de um exemplar do sexo feminino, está mais do que implicito que só faz mais do que a sua obrigação, é claro que cozinha a sua própria comida. É mulher, não é? É como perguntar a um homem se sabe mudar um pneu. Claro que sabe. Tem de saber. Os homens modernos cozinham, lavam a própria roupa (uau! o caminho tortuoso que existe até à máquina de lavar, e daí até à corda da roupa, e desta para a tábua de passar a ferro...), limpam a casa onde moram (yes!),tratam dos filhos e ainda trabalham. Curioso, muitas mulheres fazem o mesmo, mas não ouço ninguém dizer:- O quê? Fazes tudo isso? Como és capaz? Ah, é verdade, são mulheres. Está implicito.....

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

"Abdominais de aço" - mito ou realidade?


Uma das coisas que sempre detestei na ginástica foi a parte dos abdominais. Não gosto, não gosto, não gosto!!! Também nunca fui daquelas pessoas que gostam de "malhar" por "malhar", a parte dos aparelhos aborrece-me um pouco, começo a pensar em pãozinho fresquinho (nham, nham,- uma vez parei a passadeira e saí do ginásio directa à padaria deliciar-me com "pão com pão", já não aguentava mais, o meu estômago estava constantemente a mandar mensagens ao meu cérebro com imagens de pãozinho, ou vice-versa). É claro que se se fizer exercício com música, melhor, a pessoa distrai-se e diverte-se ao mesmo tempo. As aulas de grupo são boas por isso, mas nem sempre os horários são os ideais. Mas também não se consegue agradar a "gregos e troianos". Quando ouvi falar dos cintos estimuladores dos músculos abdominais (ideais para quem não gosta de fazer abdominais, tem preguiça ou simplesmente por razões de saúde não pode - é pá, encontro-me nas três categorias... oops...) pensei: - fixe, agora é que vou ficar com "abdominais de aço"sem esforço nenhum e enquanto ando com o cinto ainda posso arrumar a casa p.ex ... hehe... Adeus barriguinha?! Se usar tantas vezes como a bicicleta, o tapete, a bola de pilates e os vídeos de ginástica que tenho em casa, se calhar é melhor voltar a matricular-me num ginásio, ah.. é verdade, com esses euritos vou de férias....opções....opções.... Bem, já li as instruções, é preciso alguns cuidados e não dá para todas as pessoas (tem algumas contraindicações, é só para pessoas saudáveis). Se resulta não sei...dizem que sim... vamos ver....

Esperava mais...


Finalmente vi o remake do filme "Fama". Honestamente, não estava muito entusiasmada por o ir ver, o trailler do filme não me entusiasmou por aí além... O filme propriamente dito foi uma perfeita desilusão, uma cópia do original, sem nenhuma personagem que "agarrasse" o espectador, a fotografia crua, realista (pessoalmente não gosto do género). Ainda bem que não o fui ver no grande ecrãn (sim, ao preço que estão os bilhetes de cinema, mais uma pipoquinha,etc- é uma renda lol).

domingo, 17 de janeiro de 2010

Uma forma de arte viva.


Já há algum tempo que andava para comprar um bonsai, fiz pesquisa de qual seria o melhor, os cuidados a ter (toda a gente me diz que acabam por morrer passado algum tempo, que animadores!) e o material que é preciso (se comprarmos tudo "como manda o figurino" ainda gastamos um bom dinheiro). Concluí que há bonsais para todas as carteiras e que precisa de muita atenção e cuidados. Ainda fiquei animada quando ouvi falar de uma estufa para os lados de Sintra com uma iniciativa muito gira: em troca de uma entrada no valor de 50 euros podíamos trazer todos os bonsais que conseguissemos num espaço de 5 minutos!!!! Quando fui saber mais pormenores, já não estava em vigor... Pena, tinha sido engraçado, nem que fosse pela experiência. Assim, desencorajada pelo que ouvia dos outros e da pesquisa feita na internet, resolvi não comprar um bonsai... até que um dia entrei numa loja para comprar já nem lembro o quê, quando os meus olhos "bateram" numa arvorezinha minúscula linda, linda, com 5 aninhos da espécie Carmona (assim que a vi fiquei apaixonada!) e nem pensei duas vezes, trouxe-a. E sem dúvida que se trata de uma forma de arte viva!! E é minha!! Segundo os entendidos, rege-se pelos princípios do Zen: naturalidade, simplicidade, assimetria e concentração no essencial. Que lindo!! É um pedaço da natureza único e irrepetível. Deve-se seguir todas as instruções que vem na etiqueta e dedicar-lhe muito amor. Se vai ao não durar muito tempo... não sei, espero que sim...... (fingercross!!)

Sem papas na língua



Duas amigas vão a uma festa. Uma delas diz: - o meu carro é novo e podem-lhe bater, porque não vamos no teu, que já é velho?

Domingo à noite

Que neura! Conhecem aquela sensação de "o fim-de-semana passou a correr e já é domingo à noite!"? Pois é, no meu caso, a contagem decrescente começa logo no domingo a seguir ao almoço, o que um perfeito disparate. Se pensarmos bem, ainda temos muitas horas até regressarmos às "minas". No entanto, desde os meus tempos de escola que sofro deste síndrome. É quase como se estivesse aos portões do inferno ou na fila da repartição de finanças. Ando a semana toda a arrastar as correntes, esperando pela garrafita de oxigénio que o fim-de-semana representa. Não pensem que sou uma parasita, pois trabalho cinco dias por semana, das oito às vinte e três horas, na melhor das hipóteses. Mas é durante estes dois dias que, de facto, VIVO! Não, não faço viagens de sonho Lisboa-Londres para assistir a espectáculos, nem almoço em restaurantes chiques. Faço algo muito mais excitante e audaz: durmo até me apetecer e, luxo dos luxos, posso almoçar tranquilamente sentada a uma mesa. Uauu, sou mesmo radical! Okay, pensando bem, o problema não é ter que trabalhar na segunda...o problema é ter que trabalhar também na terça, na quarta, na quinta e na sexta!

"Despassarados"

"Despassarados"! Que bela desculpa para tudo se prometer e nada se fazer. Todos nós conhecemos um destes exemplares. Por natureza, são pessoas muito simpáticas e prestáveis. O grande problema é que 90% daquilo que prometem fazer não fazem. Mas ninguém leva isso a mal. Afinal, toda a gente sabe que se trata de um "despassarado"! A grande questão que se coloca é saber se o "despassarado" em causa é um exemplar genuíno ou se se trata de um impostor que pretende fugir às responsabilidades. De qualquer das maneiras dá jeito e, só tenho pena de não me incluir nesta categoria.

sábado, 16 de janeiro de 2010

"Quem nasce torto....


...tarde ou nunca se endireita."

O meu avô de 88 anos encontra-se internado no hospital, e numa das vezes que o fomos ver aproveitámos ( enquanto lhe mudavam a fralda ) para ir visitar uma outra velhota que tinha fracturado o femur e aguardava cirurgia. Passado uns dez minutitos, não mais, quando chegámos ao pé dele saiu-se com esta: - mas vieram cá para me ver ou para andar a ver os outros? Ora toma.... Não é que este provérbio lhe assenta que nem uma luva...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Estamos em época de Saldos :-))









Dois dias depois da azáfama do Natal, começa-se a ouvir falar em promoções de natal .... sim, porque a época de saldos oficial só começa no dia 2 de Janeiro e estende-se até 28 de Fevereiro. SAAAAALDOS!!!!!!!!!! Quem é que não gosta de saldos? Bem, quem comprou roupa para oferecer no Natal, e depois vê que o preço caiu para metade apenas dois dias depois, não gosta certamente. Que galo!!! Pois, esses e eu incluída, não gostamos nada. Por isso, uma das resoluções de ano novo é a de não oferecer roupa no Natal. Pronto. Está decidido.
Quantas vezes vemos uma peça de roupa que nos agrada, olhamos para o preço e pensamos: - Ai meu Deus, tanto dinheiro por este trapinho? Mas os acabamentos nem são assim tão bons! Não vou levar. Nem pensar. Quando começarem os saldos, venho cá buscar. Pois..., e depois chegamos lá todas contentes e esperançosas e deparamo-nos só com tamanhos S, XS ou então XL. Que raiva!!!! Bem, algumas lojas parece que sofreram um assalto, com tudo de pantanas, roupa metida em cabides de uma ponta à outra tipo armazém, sem uma ordem nem harmonia, ou então, a minha "preferida": a roupa toda amontoada, em que para encontrar alguma coisa quase que temos de mergulhar para o monte (nós e mais umas quantas) para passsado algum tempo com um encolher de ombros desistir. Aliás, a maior parte das lojas em tempo de saldos devem ir buscar ao armazém, quiçá restos de colecção de outros anos para tentar desempatar, porque aparece com cada roupa (ui!), coisas que não estavam em exposição antes dos saldos. Depois, há aquelas que têm reduções nos preços até 70% ( fixe, é aqui que vou fazer umas belas compras) e quando entramos, olhamos e procuramos pelas ditas reduções fantabulásticas sem encontrar nada por aí além até que.. plim "cai a ficha": até 70%....pois é: basta haver uma peça com esse desconto, o resto até pode ser colecção nova (sniff sniff). Por isso, tirando uma compra ou outra, fico sempre muito desiludida com os saldos, não sei se é por a expectativa ser muito grande (acho sempre que vou fazer grandes compras, a preços reduzidos!). A verdade é que entro em muitas lojas e não compro nada, se umas vezes é por não encontrar o meu tamanho, outras vezes é por as lojas não apresentarem a roupa de uma maneira atractiva, chegando mesmo a serem desleixadas, tudo uma grande confusão e desarrumação...quer dizer, as coisas estão um pouco mais baratas mas não são dadas, caramba!

Promoções até.... 0% ?!


Gosto sempre de dar uma vista de olhos nos catálogos de publicidade que colocam na caixa de correio. Chamou-me a atenção um, sobre mobiliário, tinha coisas engraçadas, gostei particularmente de um móvel para a sala (para a televisão), daqueles de estilo moderno. Como o dinheiro não abunda, pensei guardar o catálogo para quando conseguisse juntar uns trocos. Chegando agora a altura de saldos, reduções, promoções, descontos, o que lhe queiram chamar, voltei a receber um outro catálogo da mesma loja, mas desta vez um com artigos em saldos. Pensei, toda a contente: - porreiro, o móvel deve estar mais barato, se calhar é altura de aproveitar. Qual é o meu espanto quando com uma redução de 20% o preço final é o MESMO!! Hum... que estranho... há qualquer coisa que não bate certo:- a fotografia é a mesma, de niky 27 passou para selen 27, se no catálogo "normal" custava 1189 euros como é que aparece no catálogo de saldos com o preço antigo de 1426 euros que com uma redução de 20% fica agora a 1189 euros!!! Mas esse é o preço do móvel sem promoção no catálogo "normal" !!! Se se trata de um erro de impressão, o mesmo erro acontece em 3 artigos e num deles nem mudaram o nome do sofá. Oops!! Isto é o que eu chamo uma des(promoção) lol!!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010


"Knowledge is power, Wisdom is the way. Learn something new every day."

Ai que sede....!!






Quem frequenta ginásios ou health clubs sabe que existe um "kit" essencial: a famosa toalha que a maior parte das vezes fica em casa ( se forem como eu!) e a garrafa de água ou bebida energética (são tão giras: aquele líquido colorido numa garrafa/lata tão atraente só pode fazer bem e, ainda faço um figurão, - estão a ver? Venho preparada para "derreter"estes pneus, bye bye gordurinhas - Caramba, só a andar com esta garrafita, devo abater umas 100g!). Pois é! Esquecimentos e preguicites à parte, devemos mesmo andar sempre com algo para nos hidratarmos durante o treino. Não devemos beber apenas quanto temos sede, pois esta é um sinal de que já perdemos 1,5 a 2,o litros de água!! Ah, pois é!! Por isso, mesmo que não tenham sede, toca a beber água ou então, se juntarem hidratos de carbono e sais minerais, melhor ainda!! Existem muitas das chamadas bebidas desportivas no mercado, apesar de na realidade serem mais "comerciais" do que desportivas. Então, vejamos: possuem sabor, fornecem hidratos de carbono, contêm sais minerais (permitem uma maior retenção de fluídos e redução da produção de urina), mas -e é um grande mas- algumas não têm magnésio (essencial para quem faz exercício!!!), são muito doces (a concentração de acúcar é demasiada, - Então estou para aqui a malhar e a beber açúcar líquido ?! Hello?!), e são pouco ricas em sais minerais. O ideal mesmo seria uma bebida competitiva com:



- 20 a 60mg de açúcar para 1 litro/água (depende do clima: mais quente- menos concentrada; mais frio-mais concentrada);


- sódio (400 a 1100mg/litro)- são 3 a 4 pedras de sal grosso;


- gotas de limão ou aromatizante para dar sabor



e voilá... temos uma receita caseira e ainda poupamos na carteira e ganhamos em hidratação! Oi ié! Portanto, toca a beber em poucas quantidades mas regularmente durante o treino. :-))

Boas Performances.

Memories....


... se nos recordamos de:
10% do que lemos
20% do que ouvimos
30% do que vemos
50% do que vemos e ouvimos
80% do que dizemos
90% do que dizemos e fazemos

Como é que é? Só me lembro da primeira frase. Pode voltar a repetir? hehe
Com o preço a que estão os livros e só retemos 10%?! Xiii.... Não pode ser...
Bem, pelo menos quando vemos e ouvimos algo que não gostamos temos 50/50 de hipóteses de não nos lembrarmos iéé... Deve ser por isso que com o passar dos anos quando pensamos no passado ficamos sempre saudosos, parece sempre melhor que o presente. Por outro lado, temos de ter muito cuidado com o que dizemos e fazemos, porque isso vai-nos perseguir para sempre úúú

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

It´s used to be a funhouse



Quando ingressamos no mercado de trabalho vamos cheios de expectativas e sonhos cor-de-rosa, capazes de mudar o mundo, cheios de projectos e ideiais. Tudo parece perfeito, as pessoas simpáticas, tudo é novidade, o salário não parece mal de todo, sentimo-nos bem. Alguns anos depois.... começamos a ter um sentimento de desgaste, saturação, a rotina dá cabo de nós, não progredimos, levamos umas "facadinhas" daquele e do outro, afinal não são assim tão porreiros,o chefe dá palmadinhas nas costas, mas não pode fazer nada "É a crise...", - é mas é um salve-se quem puder. A iniciativa de antes dá lugar à irritação e à desmotivação, ao simples cumprir horário, o olhar para o relógio na ânsia de já ser hora de saída. Começa o "- assim não dá, e se fosse para o estrangeiro ? -Ai, devia mudar de departamento, quiçá, mudar mesmo de profissão, isso é que era, se soubesse o que sei hoje, onde é que tinha a cabeça..." e tal como o refrão da música "Funhouse" da Pink diz:

"This used to be a funhouse
But now it's full of evil clowns
It's time to start the countdown
I'm gonna burn it down, down, down
nine eight seven six five four three two one fun"

Muda-se de emprego e volta tudo ao inicio......

É mesmo coisas de gajas...


Ora isto não é fácil andar por aí com as unhas impecavelmente arranjadas e pintadas. Não senhor. Ora, é marcar uma hora, é o limar, tirar as cutículas ( o material deve ser esterilizado), passar o endurecedor, dar "2 demãos" do verniz escolhido e por fim passar o secante!!! Que trabalheira!!!! Para no segundo seguinte, sim, segundo, estragar-se tudo... Experimentem se não acreditam. Ui, se então for num dia de chuva (nunca mais seca!!), com uma cor escura que fica tão gira mas basta qualquer coisinha e fica lascada. Desafio: pintar as unhas, tirar as chaves do carro de dentro da mala com aquela tralha toda que costuma estar lá dentro, agarrar o chapéu de chuva, abrir o carro, entrar, colocar o cinto de segurança e... isto tudo sem estragar as unhas. Bravo! Conseguiste? Pois, eu também não. Nem vou falar em tarefas domésticas.. é mesmo uma missão impossível...Então, porque nos sujeitamos a isto?! Porque é giro ora. :-)

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O "milagre" do séc. XXI


Só ouço falar de bimbi para aqui, bimbi para ali. Dizem-me : "O quê, não tens uma bimbi?". Sabia lá o que era. Um aspirador? Um aparelho de ginástica? E eu não tenho?! AHHHHHH!! E agora?! Ah, é um robot de Cozinha- dizem-me. Sim... rala, pica, corta, coze, pesa, etc e tal, só não vai às compras, descasca, frita e lava. Tem já uma série de fãs e receitas próprias fáceis de executar. É o que me dizem. Até tem fóruns. My God, tenho de me actualizar... Digo, não dá, o preço de uma bimbi equivale a um salário/mês.- Ao que parece não é desculpa. Que não se pode passar sem ela. Pois, nem sei como me tenho alimentado até agora. Ora, se fizer a conta em bimbis, recebo 14 bimbis/ano, portanto quando ganhar 36 bimbis/ano compro uma.... nessa altura deve-se chamar bimbi 3000 hehehe....

" Elementar meu caro Watson "


O novo filme do Sherlock Holmes, do realizador Guy Ritchie, com Robert Downey e Jude Law a fazer de Sherlock Holmes e Dr. Watson antevia ser um filme cheio de acção, aventura e humor negro. O filme entretém e tem todos os componentes de um filme de aventura, não desilude mas também não deslumbra. Neste filme, Holmes apresenta-se mais atlético, sempre pronto para uma boa luta na ponta dos punhos. Fica uma lacuna que para quem leu os livros do Sir Arthur Conan Doyle é imperdoável, nem por uma única vez se ouve a famosa frase: "Elementar meu caro Watson" tão característica de Sherlock Holmes quando desvendava mais um mistério.

You ain´t seen the best of me yet !


Uma música que foi "ressuscitada" que anda a passar muito na rádio, e que sempre que toca, deixa qualquer um bem disposto e com uma energia renovada, é o "I´m gonna Live Forever" do musical Fama. Com uma nova batida, incute no ouvinte uma dose extra de auto-estima capaz de enfrentar tudo e todos. E ainda não viram nada...

Baby, look at me
And tell me what you see
You ain't seen the best of me yet.
Give me time,
I'll make you forget the rest.
I got more in me,
And you can set it free
I can catch the moon in my hand
Don't you know who I am?

Remember my name. Fame!
I'm gonna live forever
I'm gonna learn how to fly--high!

I feel it comin' together
People will see me and cry. Fame!
I'm gonna make it to heaven
Light up the sky like a flame. Fame!
I'm gonna live forever
Baby, remember my name
Remember, remember, remember, remember,
Remember, remember, remember, remember.

Baby, hold me tight
'Cause you can make it right.
You can shoot me straight to the top
Give me love and take all I got to give

Baby, I'll be tough
Too much is not enough, no
I can ride your heart 'till it breaks.
Ooh, I got what it takes.

FAME
I'm gonna live forever
I'm gonna learn how to fly--high!

I feel it comin' together
People will see me and cry. Fame!
I'm gonna make it to heaven
Light up the sky like a flame. Fame!
I'm gonna live forever
Baby, remember my name
Remember, remember, remember, remember,
Remember, remember, remember, remember.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

e-learning


Até fazer pesquisa sobre mestrados desconhecia o e-learning. Quer dizer sabia que existia educação à distância, mas não sabia que estava tão avançada podendo-se encontra-lo na esfera dos cursos pós-graduados e na formação ao longo da vida. Para meu descontentamento encontra-se muito mais desenvolvido no estrangeiro do que em Portugal. Por cá o ensino presencial continua a liderar, se bem que já começa a existir o ensino misto, que concilia o e-learning com o presencial. Podemos encontrar diversos cursos rápidos ou intensivos na internet, pequenas acções de formação sobre tudo um pouco(mas atenção: têm de ser certificados!!). Mas para quem trabalha e quer prosseguir com os estudos e não mora a paredes meias com as faculdades, o tempo revela-se um bem precioso e seria mesmo muito bom poder fazê-lo com o sistema e-learning. Não é que este seja sinónimo de facilidade, mas sim de flexibilidade. Quem se propõe a estudar por este meio tem de ter uma grande disciplina e de querer e se dispôr a aprender. Poupa-se em despesas de deslocação e em viagens. É claro que também tem desvantagens:não há o contacto com o professor nem a troca de ideias imediata com os outros colegas. Mas é sem dúvida o futuro, ou melhor, o ensino que se segue!

Avatar 3D


Foi com grande expectativa e entusiasmo que fui assistir ao Filme Avatar em 3 Dimensões. Ena!! Adorei o filme, as imagens, a criatividade e a tecnologia que permitiu que tudo acontecesse. É verdade que é um pouco longo mas consegue prender a atenção do espectador do inicio ao fim. Não gostei foi de não só cobrarem uma taxa pelo óculos 3D, pedirem no fim do filme para os colocar num contentor para "suposta" reciclagem. Não pus. Pronto. E com este já colecciono dois óculos 3D que não me servem absolutamente para nada!

domingo, 10 de janeiro de 2010

Até sempre!!


Quero aproveitar este espaço para deixar um pequeno tributo ao nosso avô João Lopes que faleceu no passado dia 18 de Dezembro de 2009 com a bonita idade de 94 anos.Viveu numa pequena aldeia chamada Vilarelho da Raia , Concelho de Chaves. Foi Guarda Fiscal de Profissão. Era adepto do Bom Comer e do Bom Beber. Gostava de uma boa "jogatana" de damas, de fazer o seu próprio vinho com as uvas das suas vinhas e de trabalhar no campo. Gostava pois das coisas simples da vida. Bem Haja!! Até Sempre!!!

sábado, 9 de janeiro de 2010


Quando o meu avô de 88 anos teve de ir à urgência do hospital por causa de uma infeccção na pele causada por um micróbio, a minha avó de 85 anos saiu para a rua de pijama e com uma capinha pelos ombros ( com um frio de rachar) apoiada numa canadiana para ir comprar uma cautela de lotaria sendo "resgatada" por uma vizinha conscenciosa. Versão para vizinhos e familiares: Ía apanhar um táxi para ir para o hospital..

Fomos lanchar com a nossa avó ao café "A vida é bela" onde havia algumas pessoas com computadores portáteis a trabalhar e perguntámos-lhe:
-Então avó, qual é a marca do seu computador?
Ao que ela respondeu: Fugiu.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010


Um aluno do 9º ano de escolaridade tira a Tabela Periódica do Livro de Físico-Química e diz:
- Oh Professora..... Que engraçado. Este livro traz cromos!